quarta-feira, 6 de junho de 2007

Possíveis funções educativas dos blogs


Bem o objetivo deste pequeno texto é evidenciar a minha percepção sobre as possíveis funções dos blogs para fins educativos, para tanto estarei indicando algumas possibilidades de uso do blog em artes.
Esta rede de ensino e de comunicação que ofereçe uma formação descentralizada, aponta para um momento ímpar na educação, aonde um espaço colaborativo com discussões e informações já é uma nova alternativa em educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
As dicas de informática educativa, online e grátis são fundamentais para nós professores tão carentes de tudo. Entre em: http://www.internetnaeducacao.blogspot.com/ procure http://pensaeduc.blogspot.com/ e veja o blog da professora Cris de Ross Porto Alegre - RS , ela nos apresenta, com certeza todo o seu aprendizado e isso é facinante.
Em http://palavraaberta.blogdrive.com/encontramos o blog Palavra Aberta, com a proposta de promover o intercâmbio de idéias no ciberespaço através da publicação de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio. O blog é aberto a todas as escolas e professores que desejem participar com seus alunos.
Como vocês estão observando esta é minha principal missão: Socializar e colaborar com todos para que cada fez mais o conhecimento seja democratizado.
´
É de fundamental importância deixar registrado aqui, as fontes literárias que ando estudando, entre elas:
A educadora Gládis Leal dos Santos, que apresenta os Blogs como "ferramentas pedagógicas", além de afirmar que é necessário que o professor se aproprie dessas linguagens e explore com seus alunos as várias oportunidades desse novo ambiente de aprendizagem.
A doutora em Sociologia Maria Luísa Belloni, professora da UFSC, que fala da resistência na utilização das mídias durante as aulas, justamente porque dessa forma, nós professores deixamos de ser a única e incontestável fonte de informação, além de exemplificar a falta de prática por parte do professor no uso dessas novas mídias, já que crianças e jovens tem muito mais facilidade de incorporarem ests tecnologias.

Nenhum comentário: