segunda-feira, 12 de julho de 2010

Defina os conceitos pesquisa , pesquisa pedagógica e como poderia caracterizá-la?

Para Gil [2002] pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos... A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos.
Dentro do estudo que fiz, observo que pesquisa é um termo muito amplo e que é através de muito estudo que podemos caracteriza-la.
Etimologicamente, pesquisa significa busca, investigação (CUNHA, 1994). A pesquisa deve ser vista como procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite a descoberta de novos fatos em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa é um processo formal e reflexivo que exige tratamento científico.
Então, ao meu ver, pesquisar é defender uma idéia, é investigar algo, buscar fundamentação teórica na literatura, baseando-nos na coleta de dados e em referenciais teóricos, ou seja :a pesquisa é uma ação sistemática e obedece ao rigor científico.

A pesquisa é fenômeno de busca do conhecimento, o que se dá por aproximações contínuas e nunca esgotadas, dado que não é uma situação definitiva, onde não há mais o que descobrir. A pesquisa visa à resolução de problemas, a busca de verdades temporárias, por intermédio do método científico.
Segundo Lakatos e Marconi (2005), os propósitos da pesquisa são: explorar o mundo, mediante o estudo da complexidade das coisas tendo em vista à melhor compreensão dos seus princípios; descrever o mundo físico, estudando, analisando, registrando, interpretando, explicando, identificando causas e descrevendo os fatos sem interferência do pesquisador.

A pesquisa pedagógica, como as demais formas de pesquisa, possui seus adeptos, como também aqueles que não a aceitam.
A aceitação desta modalidade de pesquisa baseia-se no fato de que ela não é quantitativa, psicométrica, positivista ou experimental. Ela surge da intencionalidade de ser uma antagonista da tendência dos estudos dos termos referentes ao cotidiano da sala de aula.
Para o desenvolvimento desta modalidade de estudo, é preciso o envolvimento de atores do processo ensino-aprendizagem – conhecer quem é o pesquisador – neste caso, é o professor que deve ter como objeto de estudo na sala de aula.
A pesquisa pedagógica envolve: a observação empírica da sala de aula; a reflexão sistemática; a documentação das experiências - pode ser voltada para estudo de pessoas, textos etc. Pode estudar o passado, o presente ou mesmo ser prospectiva. Esta modalidade de pesquisa deve possuir todas as características das demais pesquisas, logo, deve ser sistemática, ou seja, não pode ser casual ou arbitrária, deve estar baseada em teoria e contemplar as diversas áreas do conhecimento. Deve ser um meio de construção do conhecimento.

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