sábado, 5 de junho de 2010

Comunidades Virtuais

Segundo o texto de Maira Brandão Carvalho, que nos mostra o que são as Comunidades Virtuais, quais as compreensões necessárias para entendermos seus mecanismos de funcionamento e sua real necessidade na atualidade, podemos observar que as estruturas de trabalhos e cooperação se interligam e formam estes espaços tão visitados ultimamente.
Maira faz a citação abaixo:

A tecnologia mudou a maneira como as relações sociais se apresentam, porém para compreendermos é necessário percebermos que as relações sociais entre si, permanecem iguais, continuam definindo padrões de comportamento de liderança, de decisão, de competição...(Aronson, E; Wilson, T.D e Akert, R.M,2002).

Trabalhar em equipe é interagir entre o grupo de forma interdependente, tomando decisões para se chegar a um objetivo comum, nesse caso a virtualidade acrescenta além dos problemas e dificuldades, as facilidades como de comunidades normais.
Respondendo a questão que são comunidades virtuais, Maira cita Rheingold;


São agregações virtuais que emergem da Rede quando um conjunto de pessoas se engajam em discussões públicas por um certo tempo.(Rheingold,2000.)

Uma comunidade é mais que um grupo de pessoas, mas é a vontade que o grupo tem de participar, de se envolver, e toda a carga emocional que resulta da associação voluntária e por interesses comuns que existem na comunidade.

O termo CMC Comunidades Mediadas por Computadores define bem que as comunidades continuam sendo comunidades; que a diferença principal é que toda – ou quase toda – a interação é realizada por meio de computadores em rede, a internet.

Na prática significa que: a infra-estrutura de tecnologia de rede não são os únicos responsáveis pela existência de uma Comunidade Virtual.
A tecnologia precisa funcionar corretamente, para que a interação ocorra. Os participantes precisam conhecer as ferramentas para poderem interagir .
Os participantes precisam também perceber o espaço virtual como o lugar onde compartilharão interesses comuns e onde o sentimento comunitário é expresso para fortalecer as relações sociais.
As restrições impostas pelos ambientes em comunidades virtuais, são muitas; entre elas, o racismo, os hakers, os perfis falsos, as falhas na segurança da rede, os grupos de pessoas com pensamentos neuróticos e doentios.Além de pessoas que burlam a lei e se apropriam de idéias, trabalhos, fotos que não são suas e ainda usam estes meios para denegrir os participantes das comunidades virtuais.

Nenhum comentário: