sábado, 5 de junho de 2010

Projeto: Uso de mídias na escola

Uso de Mídias na Escola




Tema da Proposta: Mídias na educação- Especificidade com a Área sociolingüística

Professora: Neusa Teresinha Favero Dalcul

neusafavero@ibest.com.br

A construção de novos subsídios para as aulas com recursos tecnológicos disponíveis. Objetivos: Dar ênfase as vivências do educando, perquirido seus conhecimentos e levando-os a conscientização de suas capacidades ao permearem novos olhares frente à educação que se quer na sociedade da comunicação e da informação, entendendo-os como agentes já inseridos nesta sociedade, usando a autoria como estratégia de aprendizagem.

Problematização: Através de uma enquête, investigaram-se os educandos que se utiliza de novas mídias, assim como o conhecimento prévio de cada um. Das duas turmas que participaram do projeto, aqui identificadas como 71 e 72, chegou-se a conclusão que 50% utilizamos o computador, 60% o rádio, 100% a TV, 50% o celular e apenas 15% jornais e revistas. Esta investigação mostra que o desenvolvimento do trabalho é possível, apesar de que apenas 15% dos educandos já utilizaram o laboratório de informática, e o restante afirmaram nunca terem ido lá. A enquête também procurou saber se os professores das turmas utilizam mídias nas aulas e 48% dos educandos afirmaram que sim, identificando as principais mídias como: vídeo e jornal. O interesse demonstrado foi intenso, pois o assunto vinha ao encontro dos educandos e era um novo desafio para todos. A dificuldade foi à falta de experiência de todos nós, mas como um ambiente colaborativo foi criado, quem tinha mais experiência ajudou o outro.



Abordagem Pedagógica:

A construção de novos subsídios para as aulas com recursos tecnológicos disponíveis. Objetivos: Dar ênfase as vivências do educando, perquirido seus conhecimentos e levando-os a conscientização de suas capacidades ao permearem novos olhares frente à educação que se quer na sociedade da comunicação e da informação, entendendo-os como agentes já inseridos nesta sociedade, usando a autoria como estratégia de aprendizagem. Problematização: Através de uma enquête, investigaram-se os educandos que se utiliza de novas mídias, assim como o conhecimento prévio de cada um. Das duas turmas que participaram do projeto, aqui identificadas como 71 e 72, chegou-se a conclusão que 50% utilizamos o computador, 60% o rádio, 100% a TV, 50% o celular e apenas 15% jornais e revistas. Esta investigação mostra que o desenvolvimento do trabalho é possível, apesar de que apenas 15% dos educandos já utilizaram o laboratório de informática, e o restante afirmaram nunca terem ido lá. A enquête também procurou saber se os professores das turmas utilizam mídias nas aulas e 48% dos educandos afirmaram que sim, identificando as principais mídias como: vídeo e jornal. O interesse demonstrado foi intenso, pois o assunto vinha ao encontro dos educandos e era um novo desafio para todos. A dificuldade foi à falta de experiência de todos nós, mas como um ambiente colaborativo foi criado, quem tinha mais experiência ajudou o outro.

Público a ser envolvido:

alunos ensino médio.

Abordagem Pedagógica:

Não percebemos mais a escola como nos apresentam, não podemos mais utilizar o quadro-negro e o giz como únicas ferramentas disponíveis na escola. Nosso aluno não mais aceita a escola que lhe é oferecida e que com a nova sociedade da comunicação e informação vai abrindo portas que nos mostram outras realidades. É nesse panorama que se encontra a escola hoje, cabe a nós educadores discutirmos com nossos alunos esta nova realidade, disponibilizando momentos de reflexão, onde através da busca pelo real interesse dos jovens, percorreremos juntos, caminhos nunca vistos e assim, em um ambiente de união, colheremos os frutos de nossas ações e reflexões, criando paradigmas educacionais, contribuindo para o avanço educacional tão necessário da escola.

Segundo a educadora Gládis Leal dos Santos, que nos apresenta os Blogs como "ferramentas pedagógicas", além de afirmar que é necessário que o professor se aproprie dessas linguagens e explore com seus alunos as várias possibilidades desse novo ambiente de aprendizagem. Já Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de estudos, da UFRGS, é categórica na afirmação de que os Weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo ensino-aprendizado, com uma atuação menos diretiva do professor e mais participante de todos. A doutora em Sociologia Maria Luíza Belloni, professora da UFSC, fala da resistência na utilização das mídias durante as aulas, justamente porque dessa forma, nós professores deixamos de ser a única e incontestável fonte de informação, além de exemplificar a falta de prática por parte do professor no uso dessas novas mídias, já que crianças e jovens tem muito mais facilidade de incorporam estas tecnologias.Através de uma abordagem mais centrada na heutagogia, pretende-se abrir a escola para os novos rumos, entendendo as tecnologias e as mídias como formas de autopromoção e de comprometimento do educando com a sua busca, que deve ser infindável, como é a do professor em busca do conhecimento.

Mídias e Técnologias a serem utilizadas:

Tv,Cds, DVD, Computadores, Retroprojetor, câmara digital, gravadores, filmadoras, fita vhs.

Atores e papéis que deverão desempenhar: Após uma aula expositiva, na qual a professora fará a abordagem sobre o trabalho ora descrito, acontecerá uma explanação sobre o que são mídias e o que são tecnologias, quais as maneiras de utilização em educação, quem as utiliza e quais as utilizadas no dia a dia, além de uma enquete para sabermos quem utiliza o laboratório de informática da escola e quais as mídias utilizadas pelos professores das sétimas séries, além das mídias utilizadas no dia-a-dia do educando.

Com os esclarecimentos preliminares, partimos então para um pré-projeto, os alunos em grupo definiram os assuntos, não sem antes redirecionar o tema do pré-projeto para a área de artes, perquerindo assim em uma segunda enquete, qual a relevância de se fazer este projeto para a comunidade escolar. Entre as respostas colhidas pelos educandos na comunidade escolar, as de maior relevância são: os alunos realizando este tipo de trabalho, mostram que são cidadãos de verdade e quanto mais debate mais conhecimento se consegue.

Parte-se então para o projeto, com detalhamento de ações e com socialização dos temas escolhidos, pensando sempre em um trabalho para o crescimento de toda a comunidade e não em um projeto fechado, individualizado, pois aí é que estará focado o projeto, uma parceria para o crescimento educacional e de todos os envolvidos.

Neste momento faz-se a leitura do texto atravessando o rio. Justamente com a intenção de se criar um ambiente colaborativo.

Dinâmica da atividade:

Produção de DVD’S e CD’S ROM’S, tendo a autoria como estratégia de aprendizagem, produzindo também materiais que poderão ser utilizados pela escola, com temas educacionais, tecendo assim laços entre a escola e o educando.

Bibliografia:

http://www.tvbrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/tetxt1htm.acessado em 14/10/06.

http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque htm.acessado em 13/10/06.

http://www.comunic.ufsc.br/clipping/clip-130404htm.acessado em 13/120/06.

PERRENOUD,Philippe, 10 Novas ompetências para Ensinar. Porto Alegre, Ed.Artemed.

MORAN,josé MANUEL,Técnologia da Comunicação e interação - texto de apoio.

A Travessia do Rio - texto de apoio.

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