sábado, 5 de junho de 2010

estudo netnográfico - orkut

O que é o orkut:

É uma comunidade virtual, ou seja, é um software que reúne perfis de pessoas. É afiliado ao Google. Criado em 22 de janeiro de 2004, pelo turco Orkut Buyukokkten, ex-aluno da Universidade de Stanford.

Quais os objetivos:

Tem o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.

Quais as formas usuais de utilização:

É utilizado, por comunidades de amigos que se relacionam virtualmente.

Quem utiliza em educação?

Utilizo em educação, como uma ferramenta inovadora, recriando vínculo com os alunos, participando de suas vidas, conhecendo suas famílias e seus amigos, aproximando a escola com a família, contribuindo assim para a valorização dos educandos, que tornando-se nossos aliados, comprometem-se muito mais nas aulas.

Exemplo de utilização com alunos:

Recebo e-mail, com atividades que sugiro em classe, seja de enquetes ou trabalhos com mídias, saliento que só foi impulsionado estes trabalhos, após o encontro em POA

Avaliações de propostas e troca de fotografias de trabalhos apresentados em aula, e até, para ser sincera, a ajuda para realizar esta pesquisa.

Análise

Quais as limitações e potencialidades:

Potencialidades são múltiplas, acredito que só sei engatinhar nesta nova ferramenta, mas conto com o apoio dos meus alunos, que com amor e respeito me guiam nas novas páginas que me foram apresentadas, por eles inclusive, meu sobrinho, ex-aluno é que fez uma página do orkut para mim, hoje já navego sozinha, recebo e envio mensagens e imágens, isso tudo só me ajudou na minha prática pedagógica, sempre tive uma relação muito boa, baseada no respeito e carinho com meus alunos, mas esta ferramenta só me impulsionou e me deu certeza, de que o que eu faço é o correto, aluno e educador, juntos contruindo a escola que se quer e que se acredita.

As limitações ainda não posso fazer uma análise, pois acredito que estão ainda na minha falta de experiência.

Quais as críticas;Propostas inovadoras:

Uma das principais críticas é o mal uso por pessoas que a utilizam para fins ilícitos, as propostas inovadoras é o contato que se tem com outras pessoas, outras realidades, sendo assim possível uma nova releitura do ambiente educacional que temos.

Modernização ou mudança na educação:

Com certeza, a modernização e a mudança na educação já esta acontecendo no ambiente escolar, os alunos já estão incluídos na nova sociedade da informação e da comunicação, cabe a nós agora redimencioná-los, levá-los a entender um pouquinho mais do que acontece hoje, apresentá-los aos novos ambientes, o bom uso da ferramenta, a responsabilidade, por consequente, mostrar-lhes o real papel da escola; formar cidadãos comprometidos com a sociedade. Estamos frente a uma nova proposta educacional, a mudança é realmente isso, o gosto pelas novas tecnologias e mídias na educação, levar ao gosto pela pesquisa, pelo interesse e comprometimento.

Nenhum comentário: