sábado, 5 de junho de 2010

Pensamento crítico x alunos

Pensamento crítico x alunos

O educador, na sua responsabilidade de conduzir o processo pedagógico, deverá propiciar aos educandos um ambiente no qual ele seja sujeito do processo, interagindo com os demais na construção do conhecimento. Quanto as atividades, ou modos de interação, cabe ao professor , promover a fundamentação e teorização, acerca da temática e ao mesmo tempo disponibilizar atividades práticas para que sejam capazes de desenvolver as habilidades e o pensamento crítico, referente as diferentes temáticas.
No intuito de promover a transversalidade na sala de aula, o professor pode se utilizar de qualquer tema, para que o aluno possa pesquisar, refletir e socializar com o grupo, sempre mediado pelo professor, na concretização e construção de diferentes materiais, aliando a teoria e prática.
O trabalho pedagógico que leva a um pensamento crítico, engloba todo o conjunto sistematizado de trabalho investigativo que pode levar a uma nova teia do saber, aonde conseguimos colocar novos e velhos saberes em uma mesma balança e construírmos novos saberes.Quando focamos a aprendizagem,todo o tabalho interdisciplinar é ponto de saída para construirmos estes conhecimentos.
É através do projeto interdisciplinar que conseguimos novos olhares, que saímos dos conceitos pré-estabelecidos, que quebramos paradígmas e que conseguimos o "ensait" para a elaboração de novos conceitos, independente de componentes currículares ou de áreas de estudo.
Precisamos estar conectados, essa é a melhor forma de aproveitarmos o momento para fazer com que nosso aluno aprenda. E a tecnologia nos dá essa oportunidade, que daqui a algum tempo já estará esgotada se não a utilizarmos de forma criativa, através de projetos bem elaborados, participativos que proporcionem a inclusão do aluno às mídias hoje disponíveis.
Precisamos buscar os fatos do passado ,que não podem ser negados,e inseri-los no contexto atual da inclusão digital e novas mídias que nos são apresentadas.

Nenhum comentário: