domingo, 6 de junho de 2010

Memorial

“O narrador conta o que ele extraiu da experiência – sua própria ou aquela contada por outros. E, de volta, ele a torna experiência daqueles que ouvem sua história”. Walter Benjamin

“A construção deste memorial servirá para fazer um resgate da minha trajetória como aluna no curso Mídias na Educação – Ciclo Intermediário; Estarei refletindo o que de fato mudou e como foram essas mudanças em minha vida pessoal e profissional como arte-educadora.”
Neusa

Meu nome é Neusa Teresinha Fávero Dalcul, tenho quarenta anos, sou da cidade de Passo Fundo, professora de Arte do Ensino Fundamental e Médio há quinze anos.
No Ensino Médio trabalho com a Educação de Jovens e Adultos, em duas escolas estaduais, e em quatro escolas municipais e todo o trabalho realizado é como arte-educadora.
Nas escolas municipais trabalho com oficinas de arte visual e nas escolas estaduais como regente de classe.
A minha prática pedagógica antes do curso de Mídias, já permeava novos olhares frente a uma educação geradora da cidadania , aonde o professor pudesse usar os recursos didáticos disponíveis na escola de modo a poder sair das quatro paredes que a escola propiciava, pois não acreditava que uma escola tradicional, acrítica e apolítica, desempenhasse o seu papel social.
Através do curso, pude vivenciar novas experiências, por em prática os conhecimentos adquiridos, elaborar projetos e ajudar meus alunos a edificarem través da autoria os seus próprios processos de conhecimento, tentando formar e preparar um estudante voltado para a cidadania, a criticidade e a participação social.
“Apesar da importância da preparação para o mercado de trabalho, a Constituição deu primazia ao preparo do cidadão para o exercício da cidadania. A consciência de direitos e deveres,[...] o preparo para a autonomia, para a independência, é a grande meta da educação” (Chalita, 2001, p.107).


O mais significativo neste curso de Mídias na Educação foi poder contar com todo o embasamento teórico, pois isso veio fortalecer a idéia da educação que quero. A educação voltada ao social, aonde o meu aluno constrói seu conhecimento através das situações propostas em aula, vivenciando o seu dia-a-dia e buscando soluções para os problemas que enfrentamos, sendo também o responsável pela mudança de postura que se pretende para conquistar seu papel de cidadão inserido na sociedade.A partir do curso de Mídias, pude integrar diferentes mídias, desde a exibição de um filme, com muito mais certeza do que estava fazendo,reutilizando-o na elaboração de minhas aulas, como um recurso didático e não apenas usando-o nas aulas de linguagem cinematográfica. Reutilizei recursos didáticos que já não utilizava mais , como por exemplo o rádio e integrei o uso de novos recursos tecnológicos que não havia utilizado antes.
Além desta reutilização das tecnologias disponíveis na escola, pude aos poucos estar me apropriando de novas tecnologias, seja no desenvolvimento de um novo projeto pedagógico, como por exemplo o da fotografia de buraco de agulha ou da fotografia digital ou por propiciar aos meus alunos encontros diferenciados, quer em sala de aula, ou no laboratório de informática.
Novos projetos foram incorporados a minha prática pedagógica, entre eles cito alguns:

Material didático sobre os trava-línguas.
Os trava-línguas fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore, como as lendas, os acalantos, as parlendas, as adivinhas e os contos.

Material didático sobre os mosaicos.
A atividade inicia com uma apresentação sobre o uso dos mosaicos, desvelando seu valor cultural ao longo das sociedades em diferentes épocas. com a intenção de revelar ao educando a sua aplicação na resolução de problemas reais da vida de artesãos, profissionais artísticos, arquitetos e de cidadãos comuns. Isso quer dizer que o pensamento geométrico está presente em diversos campos do conhecimento e compreendê-lo a partir de contextos concretos pode torná-lo mais prazeroso e agradável ao convívio educacional.

Projeto Construção de subsídios para as aulas de arte; ( Este trabalho foi apresentado no encontro presencial do ciclo básico do Curso Mídias na Educação.) Reconhecendo a autoria como estratégia de aprendizagem.

História da Arte:Trabalho desenvolvido nas aulas do E.Médio (EJA).
Apresentei toda a história da arte antiga através de PowerPoint.

Bibliografia de Cândido Portinari:
Leituras de obras de arte e sugestões de exercícios pictóricos para o E. Fundamental e Médio.

Apresentação de obras literárias:
Livro de Marisa Lajolo – História de quadros e leitores.
“Pintura é poesia muda e poesia é pintura que fala.”


Projeto Folclore:
Pesquisa de campo com idosos da comunidade para fazer um apanhado histórico das histórias do folclore universal que faziam parte do seu cotidiano.



Projeto Arte Visual:
A arte visual como linguagem, como meio de comunicação entre os homens.
A finalidade do Projeto é apresentar a arte visual como um conjunto de símbolos que têm significado, e que podem ser decifrados.
Blog pedagógico: Ainda não estou muito familiarizada, mas já tenho meu blog, confira:
http://neusafaverodalcul.blogspot.com/

Eu sabia que não podia mais aceitar a escola que me era oferecida, que deveria buscar novos desafios e inovar, porém me sentia incapaz de enfrentar este desafio, quem sabe até por comodismo, mas muito mais por falta de conhecimento de como fazer...

Iniciamos o módulo básico do curso de Mídias na Educação, formamos um grupo que contextualizava através dos fóruns de discussões do Teleduc, que se ajudava, que dividia angústias, que crescia e principalmente ajudava a crescer.Um grupo que buscava novas possibilidades e que, encantava-se através das experiências que estávamos vivenciando aqui.
Na maioria, éramos leigos em se tratando de internet, curso on-line, apresentações PowerPoint, e foi aqui que juntos aprendemos os primeiros passos e que tivemos a certeza de querermos mais do que nos era oferecido.
Muitos de meus colegas não tinham a mesma realidade que a minha, recebiam o apoio da equipe gestora, tinham acesso a internet, computadores, salas de vídeo e isso foi também fundamental para o meu crescimento, pois através destes colegas pude muitas vezes realizar tarefas, enviar trabalhos, enfim, ”achar meu rumo”.
Penso que um estudo sobre as dificuldades de termos acesso as novas mídias que já se encontram na escola seja relevante no módulo avançado do curso de Mídias na Educação, pois a necessidade de termos estes recursos disponibilizados é evidente. Queremos ter o direito de podermos planejar nossas aulas contando com estes recursos, validando nossos estudos e nosso comprometimento com a educação.
Queremos poder encantar nosso alunos, sistematizando conteúdos sim; Porém queremos mais que isso, queremos principalmente, chamá-los para uma aula atrativa, interagindo e levando-os a perceberem a importância de pesquisarem, contextualizarem e produzirem conhecimento.
Avalio o meu desempenho como bom. Sempre estive envolvida nos trabalhos, tentando interagir com os colegas e com a tutora.
A professora Gilse esteve sempre muito presente, nos motivando a crescer, desafiando-nos nos comentários que deixava-nos nos fóruns de discussão e nos trabalhos que apresentávamos. Ela foi incansável nas suas respostas e perfeita no cumprimento de agendas e na sua organização.Como somos uma turma que já aguardava o módulo intermediário há quase um ano, estávamos até desmotivadas pelo atraso, mas a nossa tutora soube trabalhar com isso de forma singular, foi aos poucos nos devolvendo aquele interesse perdido e com isso, acredito que voltamos ao encanto que havíamos perdido desde o módulo básico.
Sei que não dependia da UFRGS o início do módulo, porém foi frustrante ficar todo esse tempo sem respostas, aguardando o que queríamos muito. Nossas frustrações foram divididas com os colegas da turma do módulo básico, através de msn e e-mails. Achei importante fazer essas colocações, principalmente para que as turmas futuras não venham a enfrentar esse mesmo tipo de dificuldade.
Pude crescer através da leitura dos trabalhos dos colegas, através do conteúdo disponibilizado pela tutora e através do material de apoio do curso. Conheço o ambiente do Teleduc desde o módulo básico, consigo fazer meus trabalhos com dedicação e interesse, tenho muitas limitações e tento superá-las e o que mais me encanta neste curso é saber que eu sou a responsável pelo meu êxito e que é o fruto do meu trabalho que estou disponibilizando aqui neste memorial e foi assim, de forma simples e linear que tentei colocar minhas inquietações, meus fracassos e meus êxitos, espero sinceramente poder estar contribuindo para o crescimento de todos nós.
Neusa Teresinha Fávero Dalcul.

Nenhum comentário: