sábado, 5 de junho de 2010

Resenha do cap. 4.1 " A Educação a distância e a formação de professores" de Carmen Neves

RESENHA * DO CAPÍTULO 4.1.” A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES “¹ DE CARMEN NEVES.

Palavras – Chave: Qualidade do curso de EAD, formação de professores através da EAD.




INTRODUÇÃO

A resenha que se segue reporta ao texto de Carmen Neves, que apresenta aspectos sobre a qualidade de um curso de formação de professores a distância, comentando desde a concepção educacional do curso, projeto, tutoria, TICs, recursos educacionais, infra-estrutura, avaliação, ética e capacidade financeira de manutenção do mesmo.

Os subtítulos contribuem para um melhor entendimento sobre o assunto abordado, pois foram referenciados utilizando a LDB n° 9.394/96 ²que valoriza a qualificação dos profissionais da educação e que sita o artigo 87, sobre a realização de programas de capacitação utilizando-se de recursos da EAD.

A qualidade no processo de ensino-aprendizagem e na educação ao longo da vida, favorece a criação de ambiente interdisciplinar com aperfeiçoamento constante, formando cidadãos comprometidos e inseridos na sociedade contemporânea, evitando assim que o educador reproduza técnicas e estratégias utilizadas durante sua formação em um curso pedagogicamente pobre.




Essa reflexão leva-nos a pensar a educação a distância sob uma nova ótica

A EAD faz parte de um processo de democratizar o acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente, além da adoção de novas paradigmas educacionais que envolve a heutagogia.

Os cursos na modalidade EAD destinados a formar e aperfeiçoar professores é um exemplo de democratização da educação. É uma estratégia de construir conhecimento, dominar tecnologias, desenvolver competências e habilidades e discutir padrões éticos que beneficiarão, os alunos desses professores. Ou seja, se o curso a distância for de boa qualidade oferecerá aos coexistas a autonomia para aprender sempre.Isso acontecerá se a educação a distância for de qualidade, sem fragilidade em nenhum dos pontos que é citado pela autora no decorrer do texto.


Concepção educacional do curso

Um curso de formação de professores a distância se enquadra na educação do país, entrelaçando objetivos, conteúdos, currículos, estudos e reflexões.Deve seguir princípios filosóficos e pedagógicos na sua elaboração.

Se o curso é um conjunto de materiais xerocados, sem atividades, aonde o professor é mero repetidor e não aguça o desejo do cursista interferir no seu meio, poderá ser um projeto que não possui qualidade.

Um curso de graduação legal, necessita da autorização através de um Parecer do CNE³, homologado e publicado no Diário Oficial da União. Instituições estrangeiras necessitam de contato com a embaixada do país de origem; se tratando de outro estado, é importante verificar os resultados alcançados pela instituição na avaliação nacional feita pelo MEC.




* Referência: Dalcul, Neusa Teresinha Favero. “Resenha do livro “A PRÁTICA EDUCATIVA” DE ANTONI ZABALA desenvolvida por Sanches Neto, L.; Darido, S. C.; Ferreira, L. A.; Galvão, Z.; Pontes, G. H.; Ramos, G. N. S.; Rangel, I. C. A.; Rodrigues, L. H.; Silva, E. V. M. - Membros do LETPEF. E disponível em http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/rbce.PDF




² LDB- Lei de Diretrizes e bases

³ CNE - Conselho Nacional de Educação







Desenho do projeto: a identidade da educação a distância





Programas, cursos, disciplinas ou mesmo conteúdos oferecidos a distância não são apenas transposição do presencial. A EAD tem identidade própria.

Não há um modelo a ser seguido na EAD, conforme a natureza do curso e as condições do cotidiano dos alunos é que vão definir a melhor tecnologia, encontro presenciais, existência de pólos descentralizados e outras estratégias.







Sistema de tutoria: cursos a distância têm professores, sim

É engano pensar que programas a distância podem dispensar o trabalho e a mediação do professor, estes vêem suas funções se expandirem. Segundo Authier ( 1998), “ são produtores, quando elaboram suas propostas de cursos; conselheiros, quando acompanham os alunos; parceiros, quando constroem com os especialistas em tecnologias abordagens inovadoras de aprendizagem”.

O nível de exigência dos recursos humanos é elevado num programa a distância, pois além de professores-especialistas, deve-se contar com tutores, avaliadores, especialistas em comunicação e no suporte de informação escolhido.

Definir objetivos, conteúdos, bibliografia, elaboração de material, escolha da mídia, são aspectos relevantes e devem ser de responsabilidade de profissionais altamente qualificados que garanta os resultados educacionais e o custo-efetividade do programa.

Apoio técnico-administrativo para o cuidado com matrículas, expedição de materiais, registro de histórico escolar, apoio com tecnologia e outras questões técnico-administrativas, devem estar envolvidas no projeto, além de ser essencial saber quem são os docentes responsáveis pela elaboração dos materiais, pela tutoria e coordenação do curso.







Sistema de comunicação: a interação é fundamental

O programa educacional tem como foco o aluno, e a garantia da qualidade de um curso de graduação a distância é a interação entre professores e alunos, hoje mais simplificada graças as TICs.




Recursos educacionais

Experiência com curso presencial não assegura a qualidade da educação a distância por ser esta uma modalidade de ensino que atende a uma outra lógica de concepção, de produção, de linguagem, de estudo e de controle do tempo.

Os materiais didáticos devem traduzir os objetivos do curso, cobrir todos os conteúdos, levar a resultados que contemplam o conhecimento, as habilidades, os hábitos e atitudes.







Infra-estrutura de apoio

Além dos recursos humanos e educacionais, é necessário a montagem de infra-estrutura material condizente com o número de alunos para um curso a distância funcionar adequadamente, entre eles os recursos tecnológicos envolvidos e à extensão de território a ser alcançada, o que requer um ônus significativo para a instituição mantenedora .




Sistema de avaliação contínuo e abrangente

A avaliação segue duas vertentes no curso a distância; a do aluno e a do curso como um todo, isto permite ao aluno segurança quanto aos resultados que vai alcançando conforme o desenvolvimento do processo ensino-aprendizado. A avaliação do professor, somado à auto-avaliação do estudante, permite o crescimento do mesmo.

Os cursos a distância, por suas singularidades, devem ser acompanhados e avaliados gradualmente .




Ética na informação, publicidade e marketing

A instituição deve informar previamente todos os documentos necessários para o funcionamento do curso, além dos direitos que o curso confere e os possíveis problemas que venham a ocorrer por omissão do aluno ou do próprio curso. As falsas promessas nas publicidades poderão ser sanadas, usando-se o Código do Consumidor.




Capacidade financeira de manutenção do curso

A solidez da instituição, trará confiança ao aluno na hora de efetuar sua matrícula, pois se tratando de um curso a distância, sabe-se que os investimentos são grandes e requerem ônus maior do que no ensino presencial.







Considerações finais

O que é essencial observar ao se inscrever em um curso a distância?

Preparar um curso a distância requer ousadia e seriedade além de competência profissional.

Investigar a instituição, analisar os cursos presenciais, conhecer os docentes que respondem pelo curso, analisar o projeto da instituição é prioridade em se tratando de um profissional da educação exigente com sua própria formação.

Estudar a distância exige perseverança, autonomia, organização do tempo, habilidade de leitura, escrita e interpretação e domínio de tecnologia.

Do ponto de vista de formação de professores, um curso a distancia de qualidade concretiza as orientações da moderna pedagogia que forma sujeitos ativos, comprometidos, autônomos e sabedores do seu papel na sociedade. Bom para o professor e seus alunos e bom para a melhoria na qualidade da educação.







Referências bibliográficas

AUTHIER, Michel. Lê bel avenir du parent pauvre. Apprendre à distance. Le Monde de L’Éducation, de la Culture et de la Formation – Hors-série-France, Septembre, 1998.








s, entrelaçando objetivos conte do texto.

nenhum dos pontos que çoar professores utura, avaliaç

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