sábado, 5 de junho de 2010

Experiências de leitura de uma obra em meios e materiais diferentes

Nas minhas aulas de arte, em especial de história da arte universal, utilizo nas minhas aulas, os meios digitais, pois desta forma, meus alunos conseguem ter acesso a diferentes linguagens, em especial com o uso de gravuras, que nos livros impressos muitas vezes não temos.
Através de aulas em powerpoint, que foram construídas na ocasião do módulo introdutório da pós em mídias na educação, pude sentir que conseguia uma interação maior por parte dos alunos, pois as aulas se tornaram mais atrativas e conseguimos agregar muito mais conhecimento através desta nova ferramenta que me foi apresentada na oportunidade do módulo introdutório do referido curso de pós..
Muitas vezes, conseguimos fazer re-leituras de obras de arte por meio digital, quer em sites que indiquei ou nos que eles pesquisaram. O mais importante neste processo, foi poder ver o interesse que tinham em buscar novos conhecimentos e desta forma serem responsáveis pelo seu crescimento intelectual.
As vezes, consigo levar meus alunos ao Museu Municipal e através de exposições itinerantes, vamos fazendo a re-leitura de obras de artes de diferentes artistas que nos são apresentados nestes momentos. Como um recurso didático, utilizo a internet para pesquisarmos mais sobre os artistas, o contexto em que as obras foram criadas e a escola artística que ela provém. Não é uma atividade corriqueira, e isso faz com que os alunos se sintam motivados e saem a procura de mais informações que venha a somar com as adquiridas nas exposições. Aproveito estas atividades para o nosso Ensino a distância, já que trabalho com EJA e 20% da carga horária é através do estudo não presencial, assim, o aluno trabalha dentro da Eutagogia, se faz o agente do seu processo de conhecimento e tem no prévio, toda a parte teórica que necessita, por que o restante, ele mesmo constrói.

Nenhum comentário: